Considerado por muitos o melhor vídeo de iamamiwhoami, t começa com a mandrágora (nem tão mandrágora) nua num grande lago ou mar. A água é o local onde começa a vida (o líquido amniótico do útero materno, o esperma que conduz os espermatozóides, a águado batismo em que os fiéis se banham para limparem-se dos pecados e começarem uma nova vida).
Antes de olhar os símbolos do vídeo, é importante ver uma das aparentes inspirações para o visual de Jonna: A carta do tarô de Salvador Dalí, A Imperatriz.
Ao longo do vídeo, ela coleta os objetos até encontrar sua gola no todo do penhasco. Todos são feitos de papel alumínio, outro material não-natural. Objetos de poder feitos de algo sintético: Um poder não-natural, um poder forjado, até mesmo falso?
A carta da imperatriz tem um cunho espiritual, falando sobre o domínio sobre a matéria. Trechos da música como "throw my body at the stars, where the angels look", "And there’s a halt for the savior who had the purest of heart let this be with you soon", somados com o vídeo da descrição que mostra um garoto pregando em uma igreja, dão a ideia de que t foge ao enredo da mandrágora para fazer uma crítica ao fanatismo religioso.
Analisando mais detalhadamente os trechos de t, a ideia de crítica fica ainda mais forte:
A backwards march, my back against
Meadows of fear, where it all began
And there’s a hunt
For the seeker who and the purest of hearts
Let the spirits be consumed
There’s a new world laid at your feet
We build an army from nothing
We raise our children to the beat
Of this comforting, bonding love
A fall went dark starting against
our ways and means,we’re not like them
I’m on a hunt to find a cure
And before I depart into the deepest hole
A primeira parte, se analisada do ponto de vista religioso, pode fazer o espectador refletir da seguinte maneira: As inúmeras religiões que pregam pelo medo do inferno e das consequências dos pecados (meadows of fear), em constante crítica aos comportamentos dos fiéis, para que tornem-se perfeitos e livres de pecados (the purest of hearts) e acabam tornando-se doutrinas opressoras que trazem mais medo do que paz e esclarecimento espiritual (a backwards march).
Em todos os vídeos iamamiwhoami mostrou querer criticar, apesar de não explicitar o alvo. Em b, o vídeo das crianças que disputavam concursos de beleza:
Em o, o vídeo da descrição mostrava carros e mulheres (crítica ao machismo e submissão feminina?):
Em u-2, um programa de auditório mostrando pessoas que fazem tudo para alcançar a fama.
[O vídeo da postagem original não estava disponível, então foi atualizado com vídeo semelhante]
Em n, água vendida a preços caríssimos apenas por ser de uma marca famosa (exploração da natureza):
E em t, um vídeo sobre fanatismo religioso em crianças (we raise our children to the beat):
E se os materiais sintéticos e a transformação da mandrágora num ser artificial forem uma crítica à humanidade se tornando cada vez mais artificial, tanto em ideais quanto em matéria?
Por: Paulo Pinheiro
Por: Paulo Pinheiro
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