bounTy

t

Considerado por muitos o melhor vídeo de iamamiwhoami, t começa com a mandrágora (nem tão mandrágora) nua num grande lago ou mar. A água é o local onde começa a vida (o líquido amniótico do útero materno, o esperma que conduz os espermatozóides, a águado batismo em que os fiéis se banham para limparem-se dos pecados e começarem uma nova vida).

Antes de olhar os símbolos do vídeo, é importante ver uma das aparentes inspirações para o visual de Jonna: A carta do tarô de Salvador Dalí, A Imperatriz.

"La Emperatriz", Salvador Dalí.
A imperatriz é a carta do tarô que representa fecundidade, natureza e sabedoria. É um símbolo feminino constantemente relacionada à gravidez. O cetro, o globo e a coroa são parte de sua vestimenta, simbolizando seu poder.
Ao longo do vídeo, ela coleta os objetos até encontrar sua gola no todo do penhasco. Todos são feitos de papel alumínio, outro material não-natural. Objetos de poder feitos de algo sintético: Um poder não-natural, um poder forjado, até mesmo falso?

A carta da imperatriz tem um cunho espiritual, falando sobre o domínio sobre a matéria. Trechos da música como "throw my body at the stars, where the angels look""And there’s a halt for the savior who had the purest of heart let this be with you soon", somados com o vídeo da descrição que mostra um garoto pregando em uma igreja, dão a ideia de que t foge ao enredo da mandrágora para fazer uma crítica ao fanatismo religioso.

Analisando mais detalhadamente os trechos de t, a ideia de crítica fica ainda mais forte:

A backwards march, my back against

Meadows of fear, where it all began

And there’s a hunt

For the seeker who and the purest of hearts

Let the spirits be consumed



There’s a new world laid at your feet

We build an army from nothing

We raise our children to the beat

Of this comforting, bonding love

A fall went dark starting against
our ways and means,we’re not like them
I’m on a hunt to find a cure
And before I depart into the deepest hole

A primeira parte, se analisada do ponto de vista religioso, pode fazer o espectador refletir da seguinte maneira: As inúmeras religiões que pregam pelo medo do inferno e das consequências dos pecados (meadows of fear), em constante crítica aos comportamentos dos fiéis, para que tornem-se perfeitos e livres de pecados (the purest of hearts) e acabam tornando-se doutrinas opressoras que trazem mais medo do que paz e esclarecimento espiritual (a backwards march).

Em todos os vídeos iamamiwhoami mostrou querer criticar, apesar de não explicitar o alvo. Em b, o vídeo das crianças que disputavam concursos de beleza:






Em o, o vídeo da descrição mostrava carros e mulheres (crítica ao machismo e submissão feminina?):



Em u-2, um programa de auditório mostrando pessoas que fazem tudo para alcançar a fama.


[O vídeo da postagem original não estava disponível, então foi atualizado com vídeo semelhante]



Em n, água vendida a preços caríssimos apenas por ser de uma marca famosa (exploração da natureza):





E em t, um vídeo sobre fanatismo religioso em crianças (we raise our children to the beat):




E se os materiais sintéticos e a transformação da mandrágora num ser artificial forem uma crítica à humanidade se tornando cada vez mais artificial, tanto em ideais quanto em matéria?

Por: Paulo Pinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário