boUnty

u-1



Os dois vídeos seguintes, intitulados u-1 e u-2, foram lançados com músicas diferentes, mas tem mais sentido se olhados como um só.

Na primeira parte, temos um dos homens da cabana vestindo apenas uma cueca e com fitas adesivas nas sobrancelhas e na barba. A partir daqui, ficarão ainda mais fortes as presenças de materias sintéticos. Lembrem que iamamiwhoami é sobre ciclos, tudo está sempre mudando. Aqui fica nítida a mudança do natural para o artificial.
Com os mesmos efeitos de distorção que haviam em B, o corpo do homem está deformado, maior em algumas partes e menores em outras. Mais uma crise da síndrome de Stendhal? Um sonho? Ou apenas uma realidade alternativa criada na mente do homem?
Os traços do homem deixam o leitor confuso, parecendo o misto de um bebê (seria uma cueca ou uma fralda que ele está usando?) e um homem adulto (o corpo grande e desenvolvido). Uma característica de homens adultos é a presença de pelos pelo corpo, principalmente os pubianos e a barba. A barba do homem encontra-se coberta pela fita, um material sintético, uma alegoria de algo artificial, falso...

Alternando com cenas do homem correndo pela floresta, há a cena duma boneca feita de materiais sintéticos (barbante, fitas adesivas e papelão), numa tentativa de reproduzir a mandrágora de B. Ao mesmo tempo que a boneca canta, percebe-se a movimentação nos lábios de Underpants, como um ventríloquo. A letra é de difícil entendimento, mas uma parte basta:

"You gave me life, in return I will just pretend."

"Você me deu vida, em retorno eu apenas fingirei."

A boneca é um ser sem vida, não passa de uma representação do desejo de Underpants: A Mandrágora.
Os sentimentos da boneca para seu criador não podem ser verdadeiros, já que ela nem mesmo possui sentimentos. A boneca é apenas uma ilusão de Underpants, uma fuga em sua própria mente da realidade: Ele perdeu a mandrágora, por quem desenvolveu uma paixão.

O espelho quebrado entre a boneca e Underpants: O amor dos dois é apenas uma ilusão.
Em u-1 temos mais um elemento presente desde b, mas que agora mostra ter um significado maior: O espelho.
O espelho é um símbolo de autoconhecimento, reflexão e pensamento. Também é um símbolo de passagem entre dois mundos (em n este último ficará mais claro). O espelho com a rachadura exatamente entre Underpants e a boneca mostra a reflexão de Underpants sobre sua relação com ela. A rachadura é como uma representação de uma pessoa que está num sonho e subitamente começa a refletir sobre a realidade ao seu redor, até entender que não é realidade e sim ilusão.
Ao lado dos dois está o abajur aceso, lembrem que a luz é um símbolo de conhecimento. No caso, Underpants olha para o espelho (reflexão) e percebe que está fantasiando. O abajur, que até então não aparecia na cena, é mostrado: O conhecimento é revelado.


A continuação, u-2, mostra uma música com sonoridade agressiva e apenas um refrão:

"You can't be mine."

Traduzindo: Você não pode ser meu/minha. O vídeo mostra Underpants correndo num castelo feito de papelão e isopor (materiais sintéticos, símbolos do imaginário, oposto da realidade).
O castelo é muito maior por dentro do que por fora, dando mais uma vez a impressão de que não estamos vendo uma representação da realidade e sim um devaneio da mente desestruturada de Underpants após perder sua amada.
Chegando ao centro do local, Underpants encontra uma garrafa de água que por um jogo de câmera encontra-se iluminada no topo (mais uma vez a luz, o conhecimento). Ao tocar na garrafa, ele começa uma dança violenta, numa espécie de transe. Para alguns, a garrafa representa o momento em que ele descobre-se apaixonado pela mandrágora, da mesma maneira que um macho fica descontrolado ao sentir o cheiro dos hormônios de uma fêmea.
Voltando à visão esotérica dos símbolos do projeto, a garrafa com a luz pode simbolizar Underpants bebendo o conhecimento, simultaneamente ao momento em que percebeu o abajur no quarto de u-1: É o momento em que ele percebe a voz na sua cabeça dizendo "You can't be mine". Você não pode ser minha, afinal de contas.


A mente de Underpants esconde a verdade no último lugar do castelo de sua imaginação.
Entendendo a verdade, abandonado e solitário, Underpants recorre à raiva e estupra a boneca que criou à imagem da mandrágora. iamamiwhoami fala sobre sexo e é em sexo que Underpants manifesta suas frustrações. Em curtos frames, são mostradas as cenas de Underpants violentando a boneca, para depois destruir todo seu castelo: Aceitando a verdade, ele destrói toda a ilusão que criou para então voltar à realidade.


Luz e destruição: A verdade nem sempre é o melhor caminho.

Por: Paulo Pinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário