bountY

y

O último vídeo da série bounty finaliza mais um ciclo de iamamiwhoami para começar outro, mas isso fica para outro especial.

O vídeo começa com Underpants sentado num trono com a coroa, cetro e globo da imperatriz dentro de um castelo. Todos são símbolos de poder.
Underpants vai andando e deixando os objetos para trás, como que tirando de si o poder que de alguma maneira conseguiu.
O chão está cheio de cartas, que aparentemente foram inspirados no vídeo da descrição: A história do príncipe sueco que mandou 30 cartas para sua esposa, quando tiveram que ficar separados. Curiosamente, Suécia é o local em que Jonna nasceu e mora. Mais uma crítica?





Prosseguindo o vídeo, a mandrágora não tão mandrágora aparece cantando na água, como um bebê no líquido amniótico prestes a nascer.
Em seguida, é apresentado o cenário do vídeo: Uma floresta de alumínio, com uma árvore em formato de vagina no meio. E então acontece o ápice simbólico de todo o projeto: A protagonista, que passou por vários ciclos durante todo o projeto, nasce literalmente de uma árvore em formato de vagina. É a fusão de todos os conceitos apresentados no projeto: A árvore representa a natureza, que por sua vez é feita de alumínio (símbolo do artificial) e tem o formato de uma vagina (o símbolo máximo de nascimento).


A natureza se transforma, até renascer como algo artificial.

Falei durante todo esse especial sobre o importante significado de luz, pois é importantíssimo para entender o seguinte momento: Jonna nasce da vagina artificial que em seguida a oferece uma lâmpada (literalmente deu a luz). Nascer não é necessariamente algo físico, podendo ter um significado espiritual. Diversas religiões e filosofias esotéricas pregam basicamente o mesmo: Evoluir espiritualmente até alcançar a luz (o conhecimento máximo, a sabedoria, o divino). Assim como no batismo cristão e em rituais similares, a pessoa nasce para uma nova visão, uma nova postura, um novo comportamento, um novo ciclo.


A luz como um símbolo de conhecimento e conexão espiritual, presente em várias culturas e religiões.


Com a luz acima de sua cabeça, a mandrágora alcança o fim de sua jornada e encontra a esperança (little hope).
Após caminhar com a lâmpada pela floresta, as luzes se acendem e forma-se um caminho até a entrada da árvore-vagina, ao som de uma marcha de casamento. Agora a cena é de um local completamente branco, feito de folhas de papel e árvores. Alternando entre cenas em que um cavaleiro destrói as árvores e as cenas em que underpants se masturba, a protagonista surge completamente humana em frente a uma criança, a pequena esperança que ela tanto chama. Seria o bebê a representação de algo abstrato? Seria ele a esperança de um mundo melhor e dos ideias que a protagonista acabou criticando durante a história?


Para alguns, o cavaleiro de alumínio representa a humanidade destruindo a natureza.

Outra abordagem sugere que o bebê do vídeo é o fruto do amor proibido entre a mandrágora e Underpants. Nas filosofias esotéricas, o sexo é a força de alcançar o divino (a luz, o conhecimento universal). A criança é o fruto disso.
Há ainda quem diga que o bebê é o próprio Underpants, já que ambos usam as mesmas roupas.

No final do vídeo, inesperadamente a mandrágora faz uma completa regressão e retorna ao seu estágio primitivo: Seu corpo vai se tornando cada vez mais preto, até ser envolvida num casulo e tornar-se a mandrágora do começo da história. Assim são os ciclos: Tudo que começa, uma hora termina. Acaba aqui a história da mandrágora.


Os ciclos terminam para começar de novo. Underpants suicida-se e seu sêmen cai no vaso com terra, fazendo nascer uma nova mandrágora.to whom it may concern


Nenhuma interpretação sobre iamamiwhoami é definitiva ou totalmente correta. A única coisa absoluta sobre iamamiwhoami é esta frase: to whom it may concern.
Traduzida, significa "a quem se corresponda". É usada em cartas anônimas, abertas a quem quiser ler.
iamamiwhoami no próprio nome traz uma questionação, "quem sou eu?".
Mas essa questionação não é sobre Jonna Lee, Claes Björklund, Viktor Kumlind ou qualquer outra pessoa envolvida no projeto.
O anônimo deste projeto não é iamamiwhoami, é o próprio espectador. Não existe público alvo, não existe objetivo definido, nem nada. A única coisa concreta é a liberdade do espectador para se corresponder com a história. to whom it may concern é a declaração de que iamamiwhoami é totalmente democrático, para todas as interpretações, todos os gostos e todos os tipos.

Por: Paulo Pinheiro

3 comentários:

  1. Eu nunca amei tanto uma análise como eu amei essa. Tá de parabéns <3

    ResponderExcluir
  2. Só agora consegui entender o significado dos videos. Juro que não conseguia entender.
    Já ia perguntar sobre o video 20101109, (que ocorre logo apos o Y) mas vi que já foi respondido no final do post. (embora ache que deva existir uma pagina para ele tambem)
    No entanto ainda faltaram os 2 videos que encerram a história: ;john e clump. E confesso que fiquei curioso para entender o restante da história.

    ResponderExcluir